Como escolher o tênis de corrida ideal para você.
Como escolher o tênis de corrida ideal para você: 7 fatores a considerar
A corrida é um esporte democrático: você não precisa de equipamentos complexos, pode fazer a qualquer hora do dia, sozinho ou acompanhado. Mas qualquer pessoa que pensou em começar a correr já deve ter passado por isso. Você entra numa loja, encontra diversas opções de tênis de corrida e fica perdido sobre qual é a melhor opção. Se esse for o seu caso, o Dr. Marcos H. Sakaki vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Ele é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, além de especialista na área do Hospital Orto, referência na região do Vale do Paraíba em Ortopedia.
Separamos aqui 7 fatores essenciais para fazer a melhor escolha.
1. Saiba qual é o seu tipo de pisada
O tipo de pisada varia de acordo com o formato dos pés, que basicamente é definido pela altura do arco plantar, que se encontra na parte interna dos pés. Pés planos têm um arco mínimo ou ausente, pés cavos arcos mais altos enquanto que no pé normal a porção mais alta do arco tem aproximadamente um dedo de altura.
Pés normais geralmente têm pisada normal, pés planos pisada pronada e pés cavos pisada supinada. Vale lembrar, no entanto, que essa correlação nem sempre é tão simples pois outros fatores podem alterar o tipo de pisada.
Hoje, muitas lojas fazem testes com aparelhos que mapeiam a pressão exercida na pisada ou filmagens que analisam os ângulos dos pés durante a corrida. Apesar dessas metodologias atenderem uma parte das pessoas, ela ainda pode apresentar falhas. Nesses casos, é imprescindível procurar um médico especialista para definir o seu tipo de pisada.
2. Quais modelos de tênis existem no mercado?
Quanto ao grau de suporte aos pés proporcionado pelo tênis existem os neutros, os para pisada pronada e os para supinada. Os tênis para pisada pronada têm uma sola mais densa sob o arco plantar e um contraforte mais firme enquanto que os para pisada supinada possuem solas com maior poder de amortecimento.
Quanto à espessura da sola do tênis existem os normais, os minimalistas e os maximalistas. Os minimalistas possuem solas extremamente finas e funcionam como uma meia de proteção aos pés. Seu uso simula uma corrida com os pés descalços. Já os maximalistas têm solas mais grossas que o normal, com um poder de amortecimento ainda maior que os modelos para pisada supinada.
3. Qual o modelo de tênis mais adequado para mim?
De modo geral, pés normais correm bem com tênis de pisada neutra, pés planos com os modelos para pisada pronada e pés cavos com os para pisada supinada.
Modelos minimalistas devem ser usados apenas por corredores que estão adaptados à corrida descalço, caso contrário uma série de lesões podem ocorrer. Os maximalistas podem ser utilizados para quem têm pisada neutra ou supinada. Além disso, seu maior poder de amortecimento pode ser conveniente para algumas doenças dos pés.
4. Nunca compre tênis que fiquem desconfortáveis
O conforto é o fator mais importante na hora de escolher o seu tênis de corrida ideal. Na maioria das vezes, inclusive, os tênis de corrida devem ser 1 ou 2 tamanhos maiores que os sapatos sociais.
Os tênis devem ser experimentados com as meias de corrida e, estando em pé, deve ter um espaço livre de 1 a 1,5 cm entre o dedo mais longo e a ponta do tênis. Em nenhum lugar do pé deve haver desconforto.
Segundo o Dr. Sakaki, nunca aceite a justificativa de que, com o tempo, o calçado vai lacear. Já no primeiro uso, ele deve trazer uma sensação agradável. Se for muito pequeno ou com um formato que não seja o ideal, aumenta as chances de causar bolhas, calos e até queda de unhas. Quando não prejuízos maiores.
No momento em que seus tênis deixam de ser confortáveis durante a corrida, isso é um sinal que sua capacidade de absorver impactos está comprometida. Significa que é hora de trocar os tênis! Essa medida é ainda mais confiável do que fatores externos (como a aparência do calçado) ou a média de mercado (em média, os tênis funcionam bem até os 800 km de uso).
5. Escolha tênis diferentes para alternar
O recomendável é usar diferentes tênis de corrida, em dias alternados, como estratégia para diminuir os riscos de lesões. Tênis diferentes causam diferentes forças de impacto nos pés, desgastando menos as articulações, músculos e tendões.
É como a água pingando numa pedra. Se as gotas caem em locais diferentes, o desgaste é menor.
6. Lembre-se: nenhum tênis compensa treinos inadequados
Não existe tênis milagroso que evite todas as lesões ou que compense os erros de um treino inadequado. Ter uma orientação correta por um profissional de educação física quanto ao tipo, frequência e volume de corrida, especialmente no começo, e manter uma dieta saudável são ainda mais essenciais para conseguir bons resultados e evitar lesões.
7. Quer consultar um especialista para ter um direcionamento mais pontual em relação à sua prática de corrida? Agende um horário.
Caso você tenha qualquer dúvida que possa comprometer a qualidade dos seus treinos ou tenha alguma preocupação especial em relação a lesões, o ideal é sempre procurar um especialista.
Ele vai poder avaliar o seu caso específico e passar os direcionamentos mais importantes para você.
Agende sua consulta agora
Para realizar um atendimento no Hospital Orto, basta se dirigir a uma das unidades ou procurar o atendimento online, disponível para quem não pode sair de casa via telemedicina.
Unidades de atendimento
Unidade Nove de Julho
Av. Nove de Julho, 1017 – SJC
📞Agende sua consulta: (12) 3946-4966
📲Fale por Whatsapp: (12) 99146-1020
Unidade Zona Sul
Av. Cidade Jardim, 3890 – SJC
Atendimento Online
Basta visitar nosso site e clicar na aba de Consulta Online.
Sobre o Hospital Orto
Referência na região do Vale do Paraíba na área ortopédica, o Hospital Orto conta com uma estrutura completa que atende desde diagnósticos e tratamentos simples até cirurgias ortopédicas complexas. Usamos equipamentos de ponta, e nossos quartos de internação, com estrutura planejada para hotelaria, são tão confortáveis quanto possível. Nossa equipe dedicada conta com especialistas nas mais diversas áreas da ortopedia, todos prestes a lhe atender.