Os traumas ortopédicos mais comuns no dia a dia
Os traumas ortopédicos mais comuns no dia a dia
Quem esclarece todas nossas duvidas é o Dr. José Roberto Vasconcelos Miranda, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Orto
A Traumatologia é a especialidade médica responsável pelo atendimento, diagnóstico e tratamento de lesões traumáticas, que deve ser realizado de maneira ágil, assertiva e cuidadosa.
As lesões traumáticas são tipos de lesões geradas por algum impacto externo ao corpo, seja ele direto ou indireto, ocorridas em acidentes como quedas de alturas, quedas da própria altura, batidas de carro, quedas de motocicletas ou bicicletas, entre outros. Todos esses choques sofridos no corpo por causas mecânicas podem causar danos aos ossos e/ou partes moles (pele, tendões, músculos, nervos e vasos).
O Hospital Orto é referência no Vale do Paraíba no atendimento em Ortopedia e Traumatologia e hoje iremos conversar com o Dr. José Roberto Vasconcelos Miranda sobre esses tipos de traumas.
Ele é o atual coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Orto e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte (SBMEE)
Quais são os traumas ortopédicos mais comuns no Pronto Atendimento?
Os traumas ortopédicos atendidos no Hospital Orto são em decorrência, em sua maioria, de lesões de baixa e média complexidade ocorridos em acidentes do dia a dia, como quedas em casa, traumas em atividades esportivas, acidentes automobilísticos e ciclísticos.
E quais são as lesões ortopédicas mais comuns?
Além das fraturas, observamos muitas contusões, entorses, luxações/subluxações e lesões musculares. Sendo que as luxações são comumente confundidas com as contusões e entorses pelos pacientes.
Você poderia explicar a diferença?
As contusões são as famosas pancadas, quando uma força súbita de compressão no músculo após um trauma direto ou queda. Costumeiramente não geram lesões no osso.
Entorse é quando há uma distensão excessiva das estruturas que estabilizam a articulação, como ligamentos, tendões. É causada geralmente por movimentos bruscos, principalmente de torção, que provocam um estiramento ou até ruptura dessas estruturas, mas sem perder a congruência articular (contato entre um osso e outro).
Já a luxação é a perda total da congruência articular , gerando um deslocamento entre eles, está relacionada com graves lesões ligamentares e o paciente fica impossibilitado de realizar movimentos com o membro afetado. É considerada uma das urgências ortopédicas, tendo que ser reduzidos (colocados no lugar) o mais rápido possível.
Também podem ocorrer a subluxação que é a perda parcial da congruência articular, muitas vezes de maneira rápida e com a redução espontânea.
A fratura é definida como perda da continuidade de um osso, ou seja, o osso quebra, podendo dividir-se em duas ou várias partes. Estas podem ser provocadas por diversos tipos de acidentes traumáticos como torções, esmagamentos, fortes pancadas. Em alguns casos até por doenças prévias que geram enfraquecimento dos ossos como osteoporose e tumores. Dependendo da energia do trauma, podem ocorrer lesões das partes moles e consequente exposição do osso, conhecida como fratura exposta. Esta é uma urgência ortopédica, necessitando de medidas rápidas para solução devido aos riscos de infecção tanto no osso quanto no ferimento.
A lesão muscular decorre, em sua maioria, de atividades físicas e esportivas. Geralmente quando se realiza movimentos bruscos ou grandes esforços. Podendo haver um estiramento ou uma ruptura de alguma fibra muscular, gerando grande dor, em alguns casos hematomas, dificuldade de locomoção e de mobilização do local afetado.
E quais são as fraturas mais comuns?
Costumamos atender com muita freqüência, em nosso serviço, fraturas de punho, dedos das mãos e pés, tornozelo, principalmente em decorrência dos acidentes do cotidiano.
Nos acidentes de maior intensidade e energia costumam ocorrer fraturas na perna (tíbia), ombro (clavícula, úmero proximal), cotovelo e até fraturas no quadril (colo do fêmur) que também ocorrem com freqüência em acidentes de menor intensidade (quedas da própria altura) em idosos.
Houve alguma alteração do perfil de traumas atendidos do Pronto Atendimento do Hospital Orto no período da pandemia?
Observamos uma queda de acidentes decorrentes de atividades esportivas coletivas e esportes de contato, como futebol, basquete, vôlei, artes marciais e um aumento dos acidentes domésticos e quedas de bicicleta, acredito que devido a um crescimento no número de ciclistas observado durante a pandemia de Covid-19, talvez por uma necessidade da população de realizar atividade física “mais segura” afim de se evitar ou reduzir o contato interpessoal e uma necessidade de sair um pouco de casa. Porém, o perfil e tipo das fraturas manteve-se o mesmo (fraturas em punho, tornozelo, clavícula, dedos).
Como é feito o tratamento dos traumas ortopédicos?
Após uma boa avaliação clínica, exame físico minucioso e geralmente realização de exames complementares como radiografias, se realiza o diagnóstico preciso, e indica-se assim o tratamento. O tratamento das lesões ortopédicas podem ser feitos de maneira conservadora (sem cirurgia) que incluem imobilizações com gesso, talas, tipóias, órteses, gelo local, medicações, fisioterapia ou até mesmo somente observação, ou de maneira cirúrgica. A indicação depende de diversos fatores, como intensidade, localização, tipo e característica da lesão, idade, condições clínicas e demanda do paciente, entre outros fatores.
Por isso é importante procurar sempre um médico ortopedista na eventualidade de um trauma para que se possa diagnosticar e realizar um tratamento rápido e adequado.
Para realizar um atendimento no Hospital Orto, basta se dirigir a uma das unidades ou procurar o atendimento online, disponível para quem não pode sair de casa via telemedicina.
Para agendar, basta clicar aqui.
Unidades de atendimento
Unidade Nove de Julho
Av. Nove de Julho, 1017 – SJC
📞Agende sua consulta: (12) 3946-4966
📲Fale por Whatsapp: (12) 99146-1020
Unidade Zona Sul
Av. Cidade Jardim, 3890 – SJC
📞Agende sua consulta: (12) 2212-0001
Atendimento Online
Basta visitar nosso site e clicar na aba de Consulta Online.
Sobre o Hospital Orto
Referência na região do Vale do Paraíba na área ortopédica, o Hospital Orto conta com uma estrutura completa que atende desde diagnósticos e tratamentos simples até cirurgias ortopédicas complexas. Usamos equipamentos de ponta, e nossos quartos de internação, com estrutura planejada para hotelaria, são tão confortáveis quanto possível. Nossa equipe dedicada conta com especialistas nas mais diversas áreas da ortopedia, todos prestes a lhe atender.
Diretor Responsável Dr. Elvio Garcia Ribeiro – CRM: 16.947