Dicas de Prevenção contra a Hérnia de Disco
Será possível prevenir seu corpo contra hérnia de disco? Sim, confira diversas atitudes abaixo.
– Mantenha a postura alinhada. Posturas inadequadas sobrecarregam a coluna e aumentam a carga nos discos intervertebrais.
– Não abuse do salto. Apesar de não haver comprovação científica, usar sapato de salto muito alto aumenta a curvatura natural da região lombar. Assim, a musculatura local fica cansada e pode causar dores. Esta é uma predisposição para hérnia.
– Controle seu peso corporal. Excessos poderão sobrecarregar a coluna, já que os músculos da barriga e das costas protegem-na. Quanto mais peso a pessoa tiver, maior será a quantidade de gordura (e menos de músculos), diminuindo a proteção. Desta forma, todo o peso do corpo será equilibrado pela coluna.
– Não carregue peso excessivo. Se você precisar carregar vinte quilos em suas costas eventualmente, a sobrecarga provavelmente não acarretará danos. Porém, se esta atividade for frequente, como acontece em algumas funções de trabalho, poderão acontecer prejuízos aos discos invertebrais. O ideal é não carregar mais do que 10% do seu peso.
– Pare de fumar. As substâncias presentes no cigarro diminuem a quantidade de vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição dos discos. Se não forem nutridos adequadamente, ficarão enfraquecidos e mais suscetíveis a lesões, como a hérnia de disco.
– Só faça exercícios físicos com orientação especializada. O não seguimento desta recomendação poderá sobrecarregar músculos e articulações, além de provar lesões na coluna. Sempre se alongue antes de começar uma atividade.
– Abaixe-se corretamente. Ao pegar objetos que estão no chão, abaixe-se totalmente. Você deve se levantar da cadeira e dobrar os dois joelhos, mantendo a coluna reta.
– Pratique ergonomia. Atente-se ao alinhamento correto de equipamentos eletrônicos e móveis. Coloque uma almofada no encosto da cadeira e levante-se a cada meia hora, fazendo pequenos alongamentos ao longo do dia.
São práticas saudáveis que levarão você a diminuir a chance de ter doenças, melhorando também sua qualidade de vida.