ARTROSE DO TORNOZELO E PÉ
Artrose do Tornozelo e Pé
O que é?
Artrose é o termo médico utilizado para definir o quadro de desgaste da cartilagem de uma articulação. O tornozelo e o pé podem ser acometidos pela artrose, porém em frequência bem menor do que as grandes articulações do corpo humano (joelho e quadril).
As artroses do tornozelo e pé podem aparecer como uma doença própria da cartilagem local (Artrose Primária) ou em decorrência do traumatismo (entorses, contusões e fraturas) que alterem a estabilidade das juntas ou a relação normal entre os ossos (Artrose Pós-traumática).
Sintomas
A artrose inicia com quadro doloroso leve e “surdo”. Com o tempo, as articulações vão se tornando rígidas e o movimento normal já não pode ser realizado. Em virtude disso o paciente sente limitações e frequentemente passa a andar mal (mancando conforme a evolução da dor).
As dores que eram presentes durante o movimento passam a ser constantes e prejudicam também o repouso.
As juntas se tornam mais inchadas, quentes e avermelhadas. É comum que o paciente sinta incapacidade para realizar as tarefas mais simples.
Incidência
A artrose primária ocorre em pacientes mais maduros, da 5ª ou 6ª década de vida em diante. A artrose pós-traumática, por outro lado, pode iniciar precocemente por conta de lesões e traumas da cartilagem.
Diagnóstico
O diagnóstico é confirmado pela radiografia simples, tomografia ou ressonância magnética. É comum identificarmos a redução do espaço das articulações, a presença de “bicos de papagaio” nas margens da articulação e a formação de cistos.
Nos casos mais avançados podem ser identificados também desvios das articulações – acompanhadas por deformações no tornozelo e pé.
Como evitá-la?
O tratamento inicial da artrose do tornozelo e pé é baseado em fisioterapia e proteção das articulações envolvidas. Sapatos especiais, alterações nas solas, palmilhas e, eventualmente, aparelhos especiais ajudam a prolongar a saúde articular e mantem sua função por mais tempo.
O controle do peso corporal, das doenças coexistentes e das atividades físicas é de importancia capital no controle dos sintomas da artrose do tornozelo e pé.
Com a progressão da artrose e agravamento das limitações, pode ser sugerido o uso de bastões, muletas ou cadeiras para ajudar no equilíbrio do paciente.
Tratamento
Podem ser utilizados os medicamentos anti-inflamatórios e as drogas que melhoram a lubrificação articular. Manter a atividade das articulações sem impacto ou sobrecarga é o melhor caminho para prolongar sua existência.
Quando o quadro é intenso e não responde bem ao tratamento conservador é recomendado o tratamento cirúrgico.
A fixação de dois ossos entre si, artrodese é o método mais utilizado no controle da artrose do tornozelo e pé. Com este método, além de promover a eliminação completa da dor, podemos ao mesmo tempo corrigir as deformidades que porventura possam ter se instalado.
Já dispomos no Brasil do recurso da Artroplastia do Tornozelo, que significa a substituição da articulação por prótese metálica tal como já é corriqueiro fazer no quadril e no joelho.
A artroplastia é um procedimento seguro e eficiente, mas não pode ser aplicado a qualquer paciente pois são necessárias algumas condições ósseas e de alinhamento da perna, tornozelo e pé para sua correta realização.