OMBRO – RUPTURA DOS TENDÕES DO MANGUITO ROTADOR
Lesão do manguito rotador, em outras palavras, ocorre quando há uma distensão ou ruptura dos tendões. Processos inflamatórios e irritação crônica de um ou mais tendões do manguito rotador podem causar enfraquecimento de algumas áreas no mesmo, podendo evoluir para rompimento das fibras. O manguito rotador é formado por quatro músculos que mantém o úmero (osso do braço) encaixado na escápula, ajudando a manter o ombro estável. São eles: supraespinal, subescapular, infraespinal e redondo menor que, atuando em conjunto com o potente músculo deltóide localizado na camada mais externa do ombro, tornam-se os principais responsáveis pelos movimentos de circundação, rotações e abdução (elevação).
Lesão do manguito rotador, em outras palavras, ocorre quando há uma distensão ou ruptura dos tendões. Processos inflamatórios e irritação crônica de um ou mais tendões do manguito rotador podem causar enfraquecimento de algumas áreas no mesmo, podendo evoluir para rompimento das fibras. Nesses casos, as rupturas do manguito rotador podem ser parciais ou completas. A gravidade da lesão depende da quantidade de fibras (tamanho da lesão) e quais tendões estão envolvidos. O tendão mais acometido é o supraespinal, mas também pode estar associado a outros tendões (lesões grandes ou extensas). Além de dor frequente, as rupturas geralmente estão associadas à perda de força principalmente nos movimentos de levantar o braço (abdução ou elevação).
A ruptura do manguito rotador é uma lesão extremamente dolorosa que ocorre, geralmente, em pessoas que realizam movimentos repetitivos associados a tendinopatias e/ou trauma direto ou indireto com o ombro afetado. A ruptura do tendão do manguito rotador pode requerer uma intervenção cirúrgica com o objetivo de restaurar o tendão que foi rompido. Também são indicados medicações, fisioterapias e repouso de certas atividades físicas. A cirurgia é realizada por meio de artroscopia. O aparelho tem uma câmera especial, que permite visualizar e avaliar toda a articulação do ombro.
É fundamental o acompanhamento com um ortopedista especialista.