Alongamento – Mitos e Verdades
O que é o alongamento?
O alongamento é considerado um exercício físico que visa à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular! Sua prática pode favorecer o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade.
Quais os benefícios do alongamento?
São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área.
Suas vantagens são:
– Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
– Restringe os riscos de disfunções da coluna;
– Melhora a postura;
– Diminui a tensão muscular;
– Diminui a incidência de cãibras.
Quais os tipos de alongamento?
Existem alguns tipos de alongamentos, sendo uns mais usados por profissionais da educação física, outros por fisioterapeutas, como por exemplo:
- Estático – quando se alonga até uma posição em que sinta o desconforto, permanecendo nela por um tempo determinado.
- Dinâmico – também conhecido como balístico, consiste em alongar com baixa velocidade até uma posição em que se perceba a resistência musculoarticular e retornar à posição inicial. Esses movimentos são repetidos algumas vezes.
- Passivo – realizado com ajuda externa de um profissional, incluindo com o apoio de materiais, conduzindo até que se tenha uma resistência.
- Alongamento mediante facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) – quando, na amplitude final do movimento, alcança-se uma isometria para conseguir relaxamento e, em seguida, torna-se a aumentar a amplitude.