Saiba quais os problemas da má postura usando celular
O uso incorreto de celulares, tablets e outros dispositivos móveis podem comprometer a boa postura de uma pessoa. Em posição neutra, a cabeça de um adulto pesa entre 4,5 e 5,4 quilos. Dependendo inclinação da cabeça para utilizar celular, podem ser gerados um peso extra de 27 quilos sobre o pescoço, além de sérios problemas de saúde a médio e longo prazo. Esse peso é correspondente a uma criança de oito anos.
Além de dores no pescoço, a posição curvada pode causar dores de cabeça e até hérnia de disco. Para evitar danos futuros na coluna cervical, o ideal é que o aparelho seja elevado até que o centro da tela fique na altura dos olhos.
O correto é direcionar a visão e não o pescoço até o celular.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial têm, teve ou terá dores nas costas provocados por problemas de coluna e postura errada. No Brasil, os dados também são alarmantes: cerca de 30% da população do País apresenta algum caso de dor crônica na coluna.
A má postura é uma das principais causas de dores crônicas na coluna, além de questões hereditárias, excesso de peso, movimentos repetitivos, sedentarismo e traumas na região.
Como prevenir problemas causados pela má postura?
Mudar alguns hábitos diários, seja em casa ou no ambiente de trabalho, pode fazer toda a diferença:
- Evite debruçar-se sobre sua mesa de trabalho;
- Tente manter uma rotina de exercícios físicos: eles fortalecerão seus músculos;
- Sempre que possível, vale a pena alongar o pescoço para a direita e esquerda;
- Evite cadeiras muito macias;
- Rolos de espuma ou EVA para a região lombar (comprados em lojas de artigos ortopédicos) podem ser bons aliados no trabalho ou no carro;
- Escolha um colchão que mantenha sua espinha ereta;
- O travesseiro deve manter a cabeça alinhada ao pescoço e à coluna.
Dores mais comuns:
Lombalgia: é a dor mais frequente de coluna. É caracterizada por dor na região lombar. Nos casos agudos, é normalmente confundida com um “mau jeito” nas costas. Quando crônica, o incômodo é menos intenso, mas quase permanente.
A dor ciática geralmente é uma dor que irradia na distribuição do nervo ciático. Portanto, a ciática é um sintoma e não uma doença propriamente dita. Entre as causas da dor ciática destacam-se a hérnia de disco, protrusão discal, abaulamento discal, estenose da coluna vertebral, espondilolistese, Síndrome do piriforme, fratura na coluna, cistos, tumores e infecções. Existem também os osteófitos, que são ossos “extras” em localizações não habituais. São popularmente conhecidos como “Bico de Papagaio” e podem ser formados por um osso normal que deformou na tentativa do nosso organismo de diminuir o movimento excessivo entre as articulações (instabilidade anormal).
Outra doença comum e bastante conhecida é a artrose, decorrente do processo natural de envelhecimento e que pode afetar qualquer região da coluna.
Fonte:https://www.gndi.com.br/saude/blog-da-saude/uso-incorreto-do-celular-pode-causar-danos-na-coluna-cervical